
A chegada dos grandes eventos esportivos no Ceará promete aquecer não só o turismo e os serviços, mas também a produção artesanal no Estado. De olho nos nas oportunidades que devem chegar juntamente com a Copa da Confederações e a Copa do Mundo de 2014, onde Fortaleza sediará jogos, o setor está se aprimorando para receber os turistas e oferecer produções artísticas confeccionadas na Capital e no Interior.
De acordo com a gestora do programa de artesanato elaborado pelo Sebrae para os campeonatos de 2013 e 2014, Juniar Ellyan 72 grupos de artesãos do estado serão preparados até a Copa das Confederações. "No ano passado, oito grupos foram capacitados e prepararam suas coleções de produtos. Neste ano estamos trabalhando com mais 20 grupos que passaram por capacitação em gestão e design das mercadorias", conta.
Cerca de 1.400 pessoas já foram capacitadas pelo projeto, que visa aprimorar as produções artesanais tradicionalmente produzidas no Estado. "Nós temos uma equipe de designers que, baseada em estudo prévio do que o mercado está precisando e a aceitação, levam para o grupo as informações, sempre mantendo a tradição", afirma Juniar. "O papel do designer, neste momento, não é de chegar e quebrar uma cultura que já foi instalada no grupo, mas de justamente casar o conhecimento que ele já tem com a técnica e as tendências do que o mercado está querendo", diz. Ainda de acordo com ela, o número de qualificados deve triplicar até o final do programa.