domingo, 4 de novembro de 2012

Artesanato lança mascote com a cara e design cearenses




Artesãos locais estão se preparando para aproveitar as oportunidades vindas com os grandes eventos


A chegada dos grandes eventos esportivos no Ceará promete aquecer não só o turismo e os serviços, mas também a produção artesanal no Estado. De olho nos nas oportunidades que devem chegar juntamente com a Copa da Confederações e a Copa do Mundo de 2014, onde Fortaleza sediará jogos, o setor está se aprimorando para receber os turistas e oferecer produções artísticas confeccionadas na Capital e no Interior.

De acordo com a gestora do programa de artesanato elaborado pelo Sebrae para os campeonatos de 2013 e 2014, Juniar Ellyan 72 grupos de artesãos do estado serão preparados até a Copa das Confederações. "No ano passado, oito grupos foram capacitados e prepararam suas coleções de produtos. Neste ano estamos trabalhando com mais 20 grupos que passaram por capacitação em gestão e design das mercadorias", conta.

Cerca de 1.400 pessoas já foram capacitadas pelo projeto, que visa aprimorar as produções artesanais tradicionalmente produzidas no Estado. "Nós temos uma equipe de designers que, baseada em estudo prévio do que o mercado está precisando e a aceitação, levam para o grupo as informações, sempre mantendo a tradição", afirma Juniar. "O papel do designer, neste momento, não é de chegar e quebrar uma cultura que já foi instalada no grupo, mas de justamente casar o conhecimento que ele já tem com a técnica e as tendências do que o mercado está querendo", diz. Ainda de acordo com ela, o número de qualificados deve triplicar até o final do programa.


Produtos personalizados

Além do aperfeiçoamento das mercadorias confeccionadas habitualmente, os artesãos estão trabalhando produtos personalizados com o tema da Copa. É o caso do grupo Aproart, composto por moradores do município de Icó, que criou o a coleção Louros da Copa, tendo como personagem um papagaio.

"Icó é conhecida como a terra do louro. A palavra tem dois significados: o de Icó e dos papagaios, que são a cara do Brasil", explica a presidente da associação, Maria Soares Cândido.

Conforme Maria, o projeto vem sendo trabalhado desde o ano passado, quando o grupo passou pelas aulas de capacitação do Sebrae, e os produtos já estão sendo comercializados. "São dois modelos de necessaire, um travesseiro para viagem, bolsinha de mão, porta celular e chaveiro. Tudo isso com a marca do Louro da Copa", explica a presidente da associação.

A criação está rendendo bons frutos não só no Ceará, mas em outros Estados. De acordo com Maria, com o apoio do Sebrae, o grupo esteve representado por ela no Encontro Internacional de Negócios do Nordeste, em Salvador, e já recebeu encomendas de mercadorias para duas lojas em São Paulo, uma em Salvador e uma em Maceió.

Já a Associação de Artesãos de Curral Grande (Artfio), formada por moradores da localidade de São Gonçalo do Amarante, optou por adaptar as criações já existentes ao tema da Copa do Mundo. "Vamos começar a produzir após a virada do ano para exportar. Trabalhamos com tapetes florais e estamos querendo diminuir o tamanho deles para ficar mais acessível aos turistas", afirma a representante do grupo, Conceição Juvêncio.

De acordo com ela, embora as produções sejam conhecidas pelo tema floral colorido, as peças devem ser adaptadas para as cores do Brasil. "Vamos fazer peças para a mesa, luvas, sacolas e avental. São cinco peças que a gente trabalhou para a coleção. Trabalhamos com tapeçaria e a nossa diferença é que fazemos um crochê colorido e com bastante firmeza", completa Conceição, revelando otimismo e boas perspectivas para as vendas.

Fonte: Diario do Nordeste
ANA BEATRIZ SUGETTE
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário